sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Ideologia no senso comum é usado para determinar um conjunto de ideias e pensamentos de uma pessoa ou um grupo. Todo mundo possui várias formas de pensar e muitas vezes possuir ideias em comum é o que aproxima as pessoas. Entretanto pensadores como Karl Marx pensava na ideologia pelo aspecto crítico, e considerava ela uma forma de dominação e persuasão. Marx, ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No século XX, varias ideologias se destacaram:
- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
- Ideologia conservadora: ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.



Uma ideologia usada pela classe dominante para alienar o povo e a Meritocracia. Todo mundo já ouviu ou já falou: ''Todos tem as mesmas oportunidades na vida''. Bem isso é só uma das ideias muito propagadas na sociedade capitalista, para justificar o fato de uma pessoa ter tudo e outra não é simplesmente devido as questões de talento, esforço e mérito. Essa ideologia já está tão naturalizada na sociedade que é difícil para alguns aceitar isso, mas NÃO as pessoas NÃO tem as mesmas oportunidades numa sociedade capitalista. Meritocracia é uma forma de você achar que as pessoas que não tem nada são culpadas por isso, sendo que a culpa é simplesmente do regime em que vivemos, onde um jovem rico sempre vai ter preferência a um jovem morador de favela.

0 comentários:

Postar um comentário

Curte aí!

Tecnologia do Blogger.

I Love Blogs

Seja Bem Vindo!

About this Blog

Twitter Updates

Pages

Mais Lidos

Seguidores

Pesquisar este blog